Título: A morte da luz (Dying light)
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
Ano de lançamento: 1977
A morte da luz é um romance de ficção cientifica. Se passa num futuro, mais especificamente no planeta Worlorn que está se afastando do sol, onde um triangulo amoroso acontece no meio de diversas civilizações diferentes e muitas vezes inimigas. Pra quem acredita que a história vai ficar só na prova de amor que Dirk dá a Gwen e a decepção que tem ao encontrá-la com Jaan, está muito enganado. É só um inicio para a trama que envolve outros personagens importantes e muitas questões como: o que nos leva a seguir regras e costumes antigos que nem mesmo entendemos e concordamos? Por que as vezes é dificil se desprender do passado?
Uma dessas regras, na história, é um laço de ferro e fogo que representa uma ligação quase eterna e extremamente radical. (Já dizia a música.. a ferro e fogo não dááá) No livro é falado que nenhuma das palavras que usamos aqui na Antiga Terra traduz realmente o que essas relações significam.
O nome que a pessoa ganha ao aceitar esse compromisso pode dizer muita coisa mas na verdade o que está por atrás disso que faz a diferença. O caráter das pessoas que vai modificando o rumo da história.
Para garantir que esses costumes sejam respeitados, oponentes se desafiam no quadrado da morte para manter sua honra.
Mostra que muitas vezes julgamos errado e que tudo que passamos nos acrescenta e transforma de alguma forma.
Percebemos também que Martin sempre gostou de contar todos os minimos detalhes em suas narrativas e usar nomes complicados (dessa vez vem até com um glossário no final). E sempre criou histórias envolventes e que vão bem além, nos surpreendendo diversas vezes.
Sorte nossa.
Saudaçõs, 8760.
Gostei da sua resenha! Ainda não li a série, mas depois dessa resenha, certamente eles deixarão de ser itens da minha wishlist e passarão a ser da minha estante! Criei um blog literário recentemente, se você puder dar uma passada por lá pra avaliar a minha escrita, eu ficarei muito feliz http://desventurasliterarias.blogspot.com.br
ResponderExcluirSucesso sempre!
Grata desde já,
Mirela Andrade