"Um dia frio... um bom lugar pra ler um livro"
É pessoal, por incrível que pareça ta muito frio em praticamente todo o Brasil. E não é coisa de carioca mal acostumado não viu. Portanto, nada melhor que aproveitar as delicias de ficar em casa com esse tempo. Foi pensando nisso que trazemos hoje mais uma empreitada literária. (sim, teremos bastante trabalho haha)
O escolhido de hoje é um dos romances mais atemporais que existem: Orgulho e preconceito. No mínimo já ouviram falar, certo?
Título: Orgulho e preconceito (Price and prejudice)
Autora: Jane Austen
Editora: José Olympio
Ano de lançamento: 1940
Isso mesmo, faz bastante tempo. A obra foi escrita em 1797 e sua primeira publicação (em inglês) aconteceu em 1813. Jane não tinha nem 21 anos completos quando terminou de escrever.
Conheci a história através do filme de mesmo nome lançado em 2005 com Keira Knightly e Matthew Macfadyen nos papéis principais. Essa é apenas uma das diversas adaptações que já foram feitas no decorrer dos anos.
De um lado vemos a família Bennet, composta por um casal e suas cinco filhas, de origem humilde e amorosa. Do outro os Bingley, da alta sociedade. Quando seus caminhos se cruzam as diferenças se mostram verdadeiros empecilhos. Os conflitos causados por pré julgamentos e primeiras impressões são fortemente colocados frente a frente por Elizabeth Bennet e Mr. Darcy (pausa para um suspiro), amigo dos Bingley. - jovens de personalidade que defendem seus ideais a todo custo. Ao mesmo tempo que o essencial se revela.
Acredito ser impossível não se envolver e identificar com a maneira que realidades tão distintas se relacionam.
Tudo isso despertou a vontade de ler o livro para saber os maiores detalhes e a forma que a autora realmente narrou esse belíssimo enredo. Afinal, muito do que é falado acontece até hoje e muitas vezes é necessário fugir dos padrões, como os personagens fazem.
Aguardo ansiosamente pelo que vou encontrar.
Saudações, 8760.
Nenhum comentário:
Postar um comentário