Olá classe. Hoje vamos descobrir algumas coisas sobre o filme Titanic de 1998. Sim, aquele filme que praticamente todo mundo já assistiu.
Acredito que todos lembram das fitas vhs do Titanic não é? Mas o que poucos sabem é que ele foi o primeiro filme a sair em vídeo enquanto ainda passava no cinema e é o mais comprado em dvd. Perdendo apenas para a Branca de neve e os sete anões.
Outro fato bastante lembrado é a forma constante que os personagens principais Jack e Rose se chamam pelo nome durante o filme. Pois acreditem, alguém contou e o resultado foi: Rose fala Jack 80 vezes e ele fala Rose 50 vezes.
Por falar neles, quase foram interpretados por outros atores. Gwyneth Paltrow seria Rose e Matthew McGonaughey daria vida a Jack. E Robert De Niro só não foi o Capitão Smith por problemas de saúde na época.
Falando em saúde, Kate Winslet sofreu com uma pneumonia durante as gravações pois não quis usar roupas de mergulho.
O galã Leonardo Di Caprio tinha um lagarto de estimação e levava seu amigo para as gravações. O animal acabou sendo atropelado mas sobreviveu.
Outro segredo das gravações é que os dublês que participaram das cenas nos motores do transatlântico eram baixinhos para dar a impressão das maquinas serem maiores. E a profundidade do "oceano" usado nas filmagens era de apenas 1 metro.
Poucos já devem ter reparado que o diretor e roteirista James Cameron aparece em algumas cenas do filme. São elas: a cena da festa na classe baixa do navio, quando o casal principal dança; próximo a Fabrizio na hora que começam a atirar para tentar controlar o panico dos passageiros e na cena que Jack desenha Rose em sua suíte, são as mãos de James que aparecem desenhando.
Outra curiosidade envolvendo o cineasta é que após terminar o roteiro, ele descobriu que existiu um passageiro J. Dawson que morreu a bordo do Titanic. Esse fato tornou o túmulo bem famoso, claro.
E essa foi a primeira produção em que James Cameron não mencionou o uso de armas nucleares.
O sucesso do filme foi tão grande que foi preciso enviar cópias reservas pois os cinemas desgastaram as iniciais de tanto que foram utilizadas.
Falando em ser bem sucedido, Titanic é um dos maiores recordistas do Oscar. Junto com A malvada, filme dos anos 50, foram os únicos a receber o maior número de indicações, são 14 no total. E foi vencedor de 11 Oscar, como sabemos pela chamada que passava todo ano na tv.
Para terminar, antes de se chamar Titanic, o filme teve o título temporário de "Ice Planet".
Rose: "Estou voando!"
... Jack mergulha o rosto nos cabelos soltos de Rose, deixando o seu perfume invadi-lo, até que sua face encosta no ouvido dela.
Rose vira a cabeça e aproxima os lábios dos dele. Ela abaixa os braços, vira o corpo, e encontra a boca dele. Ele a abraça, e eles se beijam com a cabeça dela inclinada para trás, rendendo-se a ele, a emoção, ao inevitável. Eles se beijam, lenta e intensamente, e depois com paixão crescente.
Jack e o navio parecem surgir como uma fonte de energia e otimismo, tomando-a pelas mãos e conduzindo-a por uma jornada mágica, entrando em uma noite em que o medo não existe...
Enquanto Jack e Rose se abraçam encostados na grade da proa, vão se dissolvendo lentamente, deixando apenas a imagem das ruínas da proa dos restos do navio naufragado (Do roteiro)
***
Dez minutos. Vinte minutos. Os ecos dos lamentos de mil e quinhentas almas vão lentamente desaparecendo e dão lugar aos gritos solitários no meio da escuridão. Sabemos que vocês podem nos ouvir! Salvem uma vida! Setecentos sobreviventes testemunham este horror em botes salva-vidas nos quais caberiam mil e duzentos ;
não agem por medo de afundar. Eles tentam se convencer de que as vozes que vêm da água não pertencem as pessoas que amam. Aqueles são simplesmente os gritos do próprio demônio...
- James Cameron
Saudações, 8760.
Nenhum comentário:
Postar um comentário